A Comunidade Santo Agostinho de Mapinhane, em Moçambique foi fundada no dia 31 de maio de 1995 como resposta à dimensão missionária além-fronteiras e para partilhar a vida com os irmãos moçambicanos, especialmente da Diocese de Inhambane. Iniciaram esta missão as Irmãs: Antônia Eribe Lejarazu, Evanilda de Jesus Coelho Costa e Ana de Fátima Primavera Mendonça.
Em 1996, as Irmãs, juntamente com os Missionários da Consolata, dão início às atividades da Escola Secundária Padre Gumiero.
Atualmente, a Comunidade Santo Agostinho – Mapinhane é formada pela Ir. Ângela Cecília Traldi, Ir. Maria Gorete dos Reis, Ir. Maria Bernadete Coelho Gonçalves, Ir. Ana Cláudia Ferreira Carvalho e Ir. Maria de Nazaré S. Gonçalves.
O anúncio da Boa Notícia de Jesus, fundamentado na espiritualidade agostiniana é respaldado pela ação junto às crianças, a partir de zero anos em uma linha ascendente, integrando adolescentes, jovens, adultos e idosos abandonados.
Todo espaço da localidade se constitui em espaço de ação missionária desde que a necessidade do ser humano se torna um apelo. Os lugares específicos são: a Escola Secundária, os Internatos, o projeto CESOMAQ (Centro Social Mamã Querubina), a Paróquia, a Pastoral Vocacional, a Acolhida às jovens vocacionadas.